procura-se amigas

Andar de mãos dadas pelo playground. Dividir a merenda na escolinha. Rir das piadas que ninguém conhece a não ser nós duas. Fazer penteados lindos no cabelo uma da outra. Fugir juntas dos meninos que sempre jogam minhocas em nós.  Fazer festa do pijama e ficar até a madrugada conversando.

Essas são algumas memórias que tenho com minha melhor amiga de infância. O estranho é que as meninas crescem e não tem mais amigas como antigamente. Toda semana conheco mulheres que se sentem só, que estão em meio uma multidão, mas sem alguém para sentar e rir ou chorar.

Creio que às vezes a vida acaba nos separando, os estudos, o emprego, o marido, os filhos, etc. Por outro lado penso que a inveja e a competição tem causado traumas que nos fazem nos trancar em nossos corações.

Durante uma estação da minha vida me encontrei sem amigas. O melhor amigo, Jesus, me convidou em uma jornada de amizade com Ele.  Eu disse: “eu sei que Você é o melhor amigo que eu posso ter, mas eu queria tanto uma amiga aqui comigo.” Bem, Ele não falou muito na hora e continuamos andando.

Semanas se passaram, cada dia as conversas com Ele se tornavam mais intensas e nada de aparecer uma amiga para mim. Até que um dia Ele gentilmente começou a me explicar as coisas.

“Zoe, você sempre quer uma amiga, mas você sabe ser uma amiga? Eu estou te ensinando agora, não está sendo bom? O quanto mais eu entro em sua vida, mais amor você consegue dar para outra pessoa… mas também tenho outra pergunta: quem é que realmente te satisfaz?”

Vi que muitas vezes colocava expectativas do que queria em uma amiga, de como teríamos que ter “tudo haver”, de como aquilo iria me fazer ser tão feliz. Comecei a ver o buraco que havia em mim, que havia sido criado talvez pelas próprias “amigas” que me abandonaram, ou que simplesmente seguiram outros caminhos.

Finalmente comecei a entender que dar é melhor do que receber, porque o melhor amigo de todos me dá TANTO todos os dias que deveria estar transbordando de amizade para dar para os outros. Quando comecei a viver minha satisfação SOMENTE na minha amizade com Ele, foi impressionante a mudança que ocorreu em mim e ao meu redor.

Hoje tenho minhas queridas amigas, mas não tenho expectativas como antigamente, e não falo isso de maneira ofensiva. Tenho minha melhor amiga para quem abro meu coração, tenho uma amiga que saio para dar risada, tenho outra que desenho junto, tenho outra que viajo por aí… todas lindas e queridas, mas quem me satisfaz de verdade é Ele.

Creio que TODAS as mulheres passam por fases sem amigas, e é nesta fase que devemos caminhar com o nosso melhor amigo. Quando menos percebemos seremos amiga de alguém que precisa muito mais que nós e teremos a honra de ser instrumento de cura, de paz, de amor na vida de alguém. Se pensarmos menos em nós e mais nas coisas do coração Dele, veremos que o nosso maior prazer está em fazer a Sua vontade.

Mergulhe em uma nova amizade agora, uma amizade eterna com Ele. E você verá que muitas se achegarão ao seu redor, caminharão juntas com você pois sentiram o mesmo amor de uma amizade real.

Segure em Sua mão, tome café com Ele e dê muita risada, chore suas mágoas e se encoste Nele, assista um filme com Ele, corra no parque juntos, dance juntos debaixo da chuva – Ele nunca te deixará.

– Z.L.

zoelilly
14 Comments
  • Que relação mais linda! A que Jesus em nós, faz a nossa verdadeira essência comes out e conquistamos, achamos, aproveitamos o que achávamos que não erámos capazes!
    que Deus continue te abençoando, é lindo aqui! (sim eu sou uma little intruder… hahaha)

    26 de julho de 2011 at 05:14
  • Kriica

    Wow… sensaciional sensacionallllllllll sem palavras pra esse post… “coisas que td menina deve saber” love u.. Bjs

    26 de julho de 2011 at 11:22
  • Nossa ! Falou tudo, minha irmã !! Este post falou grandemente comigo! Eu ainda hoje questionei-me sobre isso, se cada povo tem seu povo, cadê o meu povo ? Estou nesta fase, sem amigas, só eu e o Mestre ! É difícil, mas não impossível ! Deus a abençoe sempre, que você possa continuar com seus papos de meninas, eu amei isso ! Abraços…

    26 de julho de 2011 at 15:11
  • Lilian

    Zoe, incrível! Amo essa sua facilidade de escrever e expressar sentimentos…

    Gostei do muito texto. Já passei por essas fases e acho que essa sem amiga é muito rica. Aprendemos muito sobre nós e muito sobre em quem depositamos nossas afeições!!!
    Com certeza Jesus é o nosso maior, melhor e grande amigo. Ele nos capacita para sermos boas amigas também e abençoar outras mulheres.
    Oro para que as mulheres sejam mais boas amigas e menos concorrentes!

    26 de julho de 2011 at 18:05
  • Lindo!!! Sem muitas palavras pra dizer, achei LINDO!

    26 de julho de 2011 at 18:12
  • MOM

    Zoe linda: gostei muito dos textos. O Senhor a inspira! Que delícia andar com Ele! Continue sendo esta bênção! MOM

    28 de julho de 2011 at 20:26
  • Que lindo post!

    Eu estou bem nessa fase sem amigos… Somente Deus sabe como isso está sendo difícil, mas eu sei que Ele sempre está ao meu lado.

    Beijos,
    Lis

    30 de agosto de 2011 at 19:47
  • è a pura verdade…é tão bom podermos compartilhar assim de maneira transparente o que de fato nos separa umas das outras …Estarmos no Senhor é que nos dá condição a cumprir nosso papel de filhar dEle…

    5 de outubro de 2011 at 16:22
  • Esse foi o primeiro post do seu blog que eu li, na época eu estava na fase sem amigas e acc o desafio de desevolvever minha amizade com Ele, passamos ótimos momentos juntos, e Ele me curou de muitas mágoas em que me mergulhei por dar um valor indevido às amizades. Então, deixei todas as tolas construções que fiz de lado, e recomecei.
    E agora, qnd eu menos esperava, minhas antigas amigas voltaram, e todas estavam precisando de mim, fiquei honrada em poder ajudá-las, e além disso, uma nova, que eu jamais imaginava que podia ser tão companheira para mim assim. E agora, num incomparável momento posso agradecer por meu melhor amigo atrair tantas pessoas assim. Experiências e estações que jamis esquecerei http://arcoirisverde.blogspot.com/2011/12/constantes-memories-eve.html

    29 de dezembro de 2011 at 13:59
  • Thalita

    Vivi um momento assim muito sozinha mesmo, e corri pra Deus e Ele me curou também de tantas mágoas e me mostrou que eu não queria me envolver mais intimamente com pessoas e me mostrou o quanto era egoísta, queria que elas sempre me procurassem, ia atrás delas só quando precisava, nunca ligava só por que estava com saudades ou pra saber se elas estavam bem. Me arrependi e comecei a ir atrás, Deus é d+, pois tem colocado novas amizades em meu caminho e pessoas que gostam de mim, sem me conhecer tanto e disposta a andar comigo… Ele é mesmo o meu melhor amigo e a melhor companhia e me faz melhor a cada dia para poder ser um instrumento útil nas suas mãos!
    Obrigada Zoe mais uma vez, pensei q isso só tinha acontecido comigo…

    28 de fevereiro de 2012 at 19:32
  • Annie

    🙂

    10 de abril de 2012 at 22:02
  • Livia

    Estou passando exatamente por essa fase. Estava triste sem saber o que fazer e o Espírito Santo me trouxe até esse post. Só confirmou tudo que eu estava sentindo, de que era hora de ter apenas uma amizade com Ele. Obrigada pelas palavras Zoe, que Deus te abençoe!

    29 de setembro de 2014 at 21:55
  • Mari

    Que bênção! Já havia lido outras vezes esse mesmo post, mas dessa vez fui muito ministrada! Glória a Deus pela sua vida e pela forma como vc expressa o amor de Deus, Zoe! Abração! Tô orando por vc 😉

    20 de junho de 2015 at 02:26
  • Mayara

    Gloria a Deus nós mulheres sempre esperamos em alguem para nos tornarmos completas, mais ele Jesus e tudo que precisamos

    11 de agosto de 2016 at 19:39