a grande escolha

Existem aquelas frases que me tiram do sério, as que eu tenho certeza que estragaram muito as mulheres da Igreja. “Quando Deus te criou, Ele também criou a sua outra metade, um dia vocês vão se encontrar!”…. ou .. “Deus tem um homem que irá te completar….” Ou  “Quando é de Deus, daí tudo vai dar certo”…..

Eu acreditava nestas frases com todo o meu coração, mas a vida me mostrou que a maioria dessas frases eram mitos sem base alguma, por exemplo:

Existe um único homem pra sua vida neste planeta. Então se Martha nasceu para casar com Claudio, mas Claudio casa com Raquel que era para casar com Fabio, daí Fabio e Martha terão que viver solteiros por causa do erro deles? Não acredito nisso. O amor é uma escolha, e você escolhe a pessoa que deve casar. 

Quando é a pessoa certa, você saberá quando vê-la pela primeira vez. Amor à primeira vista e dar certo é ganhar na loteria. Nem sempre acertamos de primeira, e às vezes aquele cara que você esnobou pode ser o cara certo pra sua vida. É necessário olhar além da aparência e padrões criados em sua mente.

Quando é de Deus tudo vai ser perfeito. Gente, nada é perfeito, você não é perfeita e seu parceiro também não será perfeito.  Sempre haverá momentos de ajustes, de perdoar, de abrir mão…. Mas é isso que construirá um amor duradouro. Nem sempre aquilo que é de Deus vem fácil, às vezes precisamos lutar em oração para termos certeza de que aquilo é da vontade Dele.

Quando você se casar, você será completo em seu chamado e ministério. Então os solteiros não podem ser úteis para Deus, os solteiros estão sempre “mancando”? E os que tem chamado para serem eunucos? Onde eles se encaixam? Claro que dois é mais que um, se casarmos com a pessoa certa teremos força maior, MAS apenas se estivermos indo na mesma direção. Pode acontecer o contrário, o que é muito comum,  às vezes é mais fácil ser solteiro para servir a Deus como diz Paulo

Eu acredito no casamento feliz, creio que existem pessoas que se encaixam quase que perfeitamente, que o romance e a paixão são parte de um amor pra vida toda. Porém a maioria das coisas que vivemos são frutos de nossas escolhas. Seria tão fácil se Deus escolhesse a pessoa para nós casarmos, mas daí seria uma obrigação e não uma escolha. Quem gostaria de casar com alguém que ama por obrigação? Acho que ninguém.

O importante é saber escolher e não ser levado pelo desespero de casar logo, e não ser levado pela ansiedade de não ficar pra “titia”. A escolha certa é pensada, é elaborada com muita oração e jejum — não existe lugar para cortar caminho. Somos 100% responsáveis pelo que escolhemos.

Talvez você vai se casar, talvez você não vai. Talvez você se apaixone à primeira vista, ou talvez você apaixone pelo seu melhor amigo. Sei que hoje é dia dos namorados e muitos se encontram sem alguém, outros estão com alguém errado, outros já desistiram do amor.

Mas que tal hoje você decidir escolher, escolher esperar o tempo certo, escolher a pessoa certa, escolher olhar além, escolher o amor da Sua vida COM Ele do seu lado.

Z.L.

zoelilly
6 Comments
  • Maby

    Verdade!!! Muito bom poder ter Ele do nosso lado em toda e qualquer escolha!! Essa é a escolha garantida!
    Mt bom!

    12 de junho de 2012 at 21:18
  • Paulinha Pavan

    Muito lindo, Z! Confesso que pra mim ainda é bastante difícil me livrar dessas frases que vc descreveu acima, hoje ainda não consigo abandoná-las, mas já consigo questionar, ponderar, problematizar. Não consigo ter uma opinião formada ainda sobre o assunto… A questão que mais me incomoda é: Se a escolha cabe a nós, como saber se escolhi bem? Por mais que a pessoa seja ótima, será que na primeira briga ou desentendimento não vou pensar que se tivesse esperado mais poderia ter encontrado alguém ainda melhor? Já que não tem ninguém perfeito, como saber quando o bom já é o suficiente? Não sei se ficou claro… Quando vc acredita que aquela pessoa foi feita “sob medida” pra vc, é como se não tivesse lugar para essa “dúvida eterna”, ‘é ele e pronto, aprenda a conviver’. Sei lá… ainda estou refletindo sobre o assunto! Beijos!

    12 de junho de 2012 at 22:13
  • Giovana Pagan

    Muito legal, Zoe!! Esse post nos traz esperança e renova nossos corações.
    Beijos!

    12 de junho de 2012 at 22:38
  • mocoka

    Awesome Z!

    Eu adicionaria uma frasendo Miles Munroe: Duas pessoas incompletas não fazem uma completa.
    Se não somos felizes com quem nós somos, como poderemos fazer os outros felizes?
    Acho que as vezes erramos quando olhamos para casais que se conheceram por sinais completamente sobrenaturais e tomamos isso como o exemplo certo.

    13 de junho de 2012 at 00:45
  • Zoe, compreendo sua visão. Mas, discordo. Realmente eu creio e espero pelo perfeito (1Coríntios 13:10). E acredito que este perfeito é uma referência ao que cabe em mim, alguém que eu saberei amar, compreender e desejar compartilhar a minha vida com ele. Alguém que saberá conviver com meus defeitos e ensinar-me a como ser uma pessoa segundo a vontade de Deus e eu idem. Creio que o perfeito é aquilo que consiguiremos conviver e crescer, evoluir, deslanchar, mudar de nível para um melhor.

    21 de junho de 2012 at 14:14
    • Eu concordo com vc Camila, porém eu estava escrevendo do perfeito LITERAL – que não existe ajustes, não existe mudanças.. etc. Muitos idealizam o casamento e acham que será mil maravilhas, mas é um processo de felicidade e companheirismo.

      10 de julho de 2012 at 18:50